5 de mai. de 2014

Como a Anvisa define a Pontuação de Restaurantes

A Anvisa publicou, em março de 2014, a RDC 10/2014, que fala sobre os critérios para a Categorização dos Serviços de Alimentação. Com a iniciativa, o consumidor poderá saber com que cuidado e limpeza o seu bar, lanchonete ou restaurante preferidos trabalham.


Os estabelecimentos podem ser classificados em três categorias: A, B e C. A categoria A corresponde à de melhor classificação, seguida da categoria B e por último, da categoria C.  




Categoria A - para serviços que cumprem a legislação corretamente.
Categoria B - para locais com falhas de baixo ou médio impacto.
Categoria C - para estabelecimentos com maior quantidade de falhas, mas ainda no limite sanitário aceitável.

A primeira experiência brasileira, realizada no mês de maio de 2014, para pontuar estabelecimentos das cidades sede da Copa 2014 mostrou que estamos muito abaixo do que deveríamos em termos de higiene. Principalmente, se atentarmos para o fato de que os estabelecimentos avaliados sabiam que a inspeção iria acontecer e o que precisavam fazer para atingir uma boa pontuação. Triste verificar que a resolução que trata de Boas Práticas em Serviços de Alimentação completa 10 anos no ano da Copa Brasileira e se estamos bem na copa do futebol, estamos na lanterna na copa da cozinha.

Resolução-RDC n. 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação é simples e objetiva. Deve ser criado um manual de boas práticas com instruções de trabalho para colaboradores, abordando as exigências de higiene e sanificação do estabelecimento, dos ingredientes e das pessoas envolvidas no trabalho. O Sebrae, as associações de bares e restaurantes e a própria Anvisa disponibilizam material simples sobre o assunto. Seu cumprimento, além de fortalecer o turismo brasileiro, proporciona o que é mais importante - evitar a proliferação de doenças causadas por alimentos contaminados.

Para que restaurantes se adaptem a esse sistema de pontuação, a Anvisa possui um site específico, onde estão explicados todos os requisitos, sendo possível realizar uma auto-avaliação. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário