Não é a toa que o Programa 5S é considerado a base para a implementação de outros programas de gestão. Quando bem desenvolvido, mantém a empresa organizada de tal maneira que sistemas de gestão ISO, Boas Práticas de Fabricação e APPCC são introduzidos com facilidade. Uma simples mudança no layout pode influenciar positivamente o fluxo de produção: Da situação 1 para a situação 2, nada foi acrescentado, apenas organizado de maneira mais racional. Parece óbvio, mas sabemos que na rotina e correria da produção, às vezes passa despercebido.
Na fase de identificação, abusamos de prateleiras, coletores, caixas, etiquetas e muitas cores para facilitar o acesso a materiais. Algumas empresas usam caixas de diferentes cores para cada fase do processo, uma ideia excelente desde que não faltem caixas, se não o que seria ótimo se transforma em novo caos, bagunça a organização inicial e o programa perde moral. Para baratear custos, fitas adesivas coloridas podem fazer a diferenciação em caixas e prateleiras.
Não os gastos, mas nessa fase, a criatividade faz muita diferença, por isso, mais uma vez, contar com a participação de todos para definir uma identificação que faça sentido, seja esteticamente agradável e atenda ao objetivo de organização, fará do programa 5S um programa cíclico, bem fundamentado e respeitado, e não apenas um momento de faxina. O próximo passo é o grande desafio - seisou.
Leia mais: 5S em Sete Passos
1° Passo - Planejamento
2º Passo - Seleção e Descarte
3° Passo - Um lugar para Cada Coisa
4° Passo - Cada coisa no seu Lugar (esse post)
5° Passo - A difícil disciplina do dia a dia
6° Passo - Auditoria
7° Passo - Divulgando sucessos e conquistando aliados