9 de fev. de 2012

5S em Sete Passos - 6º Auditoria

Com o sistema rodando, fazemos a primeira auditoria. Mais uma vez, ótima oportunidade para exercício de liderança. O líder sabe o que deseja do setor, todos os outros funcionários também. Então, é só o lider pedir ou mandar e está tudo organizado. Certo? Se fosse assim, toalhas de banho não passariam tanto tempo sobre camas e a louça não ficaria sem lavar. Somos no trabalho o que somos em casa. Para atingirmos nosso objetivo de organização precisamos envolver as pessoas.

O Programa 5S, como os demais sistemas de gestão, pode ser utilizado de maneira formal simplesmente seguindo cada uma de suas etapas, ou de maneira criativa, aproveitando esta boa chance de interação para que todo o grupo cresça. Na auditoria interna, reunimos o grupo e juntos auditamos os itens que definimos serem importantes para a manutenção da organização e limpeza do setor. 

Dicas: 
Não fazer uma lista com mais de 10 itens. Inserir na lista aqueles problemas que todos temos: uma porta que precisa ser mantida fechada,  uma ferramenta que precisa ser devolvida, um local apropriado para amostras etc.

A lista preenchida pode ser fixada no quadro de avisos do setor. Algumas empresas usam o modelo com as três carinhas para facilitar entendimento e evolução, como neste modelo simplificado.





Leia mais: Programa 5S em 7 Passos 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário