24 de abr. de 2013

5S em 7 Passos - 2º Seleção e Descarte

O velho ditado pode abrir a reunião de descarte: "Quem guarda o que não presta, tem sempre o que não precisa."

Quem coordena a implementação de um Programa 5S conhece suas definições e etapas. O que fazemos nesses 7 Passos é dar ideias para envolver todo o grupo e conquistar o sucesso do programa, a exemplo do que foi feito no Japão na década de 50, quando o prejuízo do pós-guerra deixava claro que era o momento de aproveitar ao máximo o pouco que tinham - os recursos humanos. Para isso, ao implementar o Programa 5S, é ideal fazer uma breve reunião a cada semana para abordar seus conceitos e efetivar sua realização. Na primeira semana, explicamos o programa e pedimos ideias aos funcionários. Essas ideias devem ser compiladas em um plano de ação. No momento de selecionar e descartar (seiri), observamos o setor de maneira crítica. Tudo o que não é mais usado, deve:

1. Ser destinado a outro setor que necessite do item, ou
2. Ser doado a quem possa aproveitar o material, ou em último caso
3. Ser descartado corretamente, dando preferência à reciclagem.

Importante nessa etapa é fotografar tudo. As fotos serão usadas para a divulgação da evolução do programa (antes/depois), para o levantamento de ideias e visualização de nova arrumação.

Nessa etapa de descarte, encontramos um ótimo momento para discutir o correto procedimento das empresas em relação a resíduos, atendendo as prioridades estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos: não gerar, reduzir, reutilizar, reciclar, tratar, dar o destino correto aos rejeitos. 

Com materiais desnecessários descartados, passamos para a terceira fase. O momento de definir locais para uma organização racional e linear.


Fonte: Sebrae - Produção Mais Limpa


Leia mais: 5S em 7 Passos:

1° Passo - Planejamento
2º Passo - Seleção e Descarte (esse post)
3° Passo - Um lugar para Cada Coisa
4° Passo - Cada coisa no seu Lugar
5° Passo - A difícil disciplina do Dia a dia
6° Passo - Auditoria 
7° Passo - Divulgando sucessos e conquistando aliados

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário