6 de jan. de 2014

BPF - Porque meus treinamentos não dão resultados?

Com este título, Eduardo Ferraz (autor do livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?”, da Editora Gente) fala o quanto nos distanciamos das boas práticas necessárias às organizações.

"...nas empresas, acontece o contrário: investe-se 2% do tempo em treinamento e 98% na execução de tarefas. É claro que, com essa proporção, haverá dificuldades para se alcançar resultados excelentes. Não há milagres. Já pensou o que aconteceria se um cantor de ópera resolvesse diminuir pela metade seu tempo de preparação e ensaios? Quando os resultados começam a piorar ou a concorrência ocupa mais espaços, as empresas tendem a se proteger tomando as medidas imediatistas, como demitir funcionários ou concluir que "falta motivação". Então, contratam palestras motivacionais ou usam discursos repetitivos. São poucos os que têm a coragem de admitir que muitos funcionários (inclusive alguns chefes) não dominam suficientemente as operações ou não sabem executar tecnicamente as tarefas mais importantes. É mais fácil culpar a falta de motivação. Convenções, discursos e palestras (eu também dou palestras) são práticas louváveis, desde que acompanhadas de treinamentos técnicos intensivos." Eduardo Ferraz

Quando treinamentos são tratados como parte excluída da produção, como algo extra, além trabalho, as chances de melhoria contínua diminuem, enquanto aumentam as probabilidades de erro, desperdício, retrabalho e insatisfação. Um sistema de gestão consistente, independente da norma certificadora de orientação ou de qualquer outra metodologia de mercado precisa ter uma gestão de treinamentos simples, documentada e incorporada nas rotinas operacionais.

Centralizar ou descentralizar de Recursos Humanos será opção adaptada ao tamanho e tipo de organização. Fundamental é capacitar supervisores e sensibilizá-los por meio dos resultados alcançados que precisam ser medidos, analisados e divulgados. A receita é simples:



Passo 1 - Instruções de trabalho simples, ricas em imagens e realidade.
Passo 2 - Instruções divulgadas, faladas, comentadas e criticadas por seus usuários.
Passo 3 - Registros eficazes relacionados às instruções estabelecidas.
Passo 4 - Pessoal consciente de seu papel, assinando listas de treinamento, não como mero espectadores, mas com o compromisso de excelência.

Treinamentos dão resultados? Sim, se forem coerentes, interessantes e bem estruturados.  Mas como saber?
Uma opção simples é adotar o "teste da instrução de trabalho".    Todos os colaboradores respondem ao teste e a análise de sucesso das respostas, mostra os pontos do treinamento que devem ser reforçados.

Veja um exemplo de relatório de resultado de teste de um grupo de colaboradores. A resposta com menor percentual de acertos pode ser facilmente identificada e o conceito pode ser esclarecido e reforçado rapidamente. Uma boa prática para o dia a dia, para a preparação de auditorias, para avaliação de performance de funcionários e, por último e não mesmo importante, para a avaliação do treinamento propriamente dito. Estamos conseguindo transmitir o que queremos transmitir?


A Tresi elabora instruções, prepara testes de avaliação e acompanha o desempenho de grupos de trabalhadores por meio de avaliações online, rápidas, práticas e de resposta imediata.

Para ler o artigo completo de Eduardo Ferraz, no portal Empreendedor, acesse: Treinamentos dão resultados?
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