29 de nov. de 2013

Tratamento de efluentes industriais - O treinamento é fundamental

"Processos industriais podem gerar quantidades significativas de águas servidas. Quando não é possível evitar a geração de tais efluentes ou quando não podem ser reciclados no local, é necessário que sejam tratados antes da sua disposição final. Normas a respeito da qualidade de efluentes industriais estão em vigor em várias partes do mundo, contudo, em muitos locais, não são devidamente aplicadas e fiscalizadas.

Em alguns casos, se os efluentes industriais não forem perigosos, podem ser tratados pela estação de tratamento municipal. Em casos em que a qualidade da água do efluente industrial líquido é altamente degradada ou tóxica, o proprietário da unidade industrial deve ser responsabilizado pela remoção de poluentes da água antes do seu lançamento e pela disposição final de lodo perigoso. Dispositivos utilizados em estações de tratamento municipais podem ser usados também em escala industrial; por exemplo, operadores ou proprietários de unidades industriais que gerem efluentes com misturas de óleo e água devem adquirir equipamentos como separadores de óleo, evaporadores de resíduos e unidades de osmose reversa.


Processos de lodo ativado, ou filtros biológicos, podem ser úteis para mitigar os efeitos de contaminação microbiana. Solventes, tintas, produtos farmacêuticos, agrotóxicos e produtos orgânicos sintéticos podem dificultar o processo de tratamento de efluentes e a meta deve ser reduzir ou eliminar o uso desses produtos, ou assegurar um método de disposição final que não dependa da água. Entre os métodos de tratar produtos sintéticos orgânicos há o processamento de oxidação avançada, a destilação, a adsorção, a vitrificação e a incineração. Muitos materiais orgânicos tóxicos e metais pesados como cádmio, cromo, zinco, prata, tálio, arsênio e selênio também são de difícil tratamento nos efluentes industriais."

O texto é do esclarecedor "Cuidando das Águas", publicação da ANA em parceria com o CEBDS, PNUMA e Pacific Institute. Usado como material didático de curso de mesmo nome, o "Cuidando das Águas" mostra o panorama da situação da água no mundo, ensina conceitos e tipos de contaminantes da água, atividades humanas que afetam a qualidade da água, impactos da baixa qualidade da água  e mecanismos para melhorar a qualidade da água. E quais são esses mecanismos? 


- Melhora da coleta e monitoramento dos dados de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
- Governança e regulação, com ênfase em melhoria da estrutura e da fiscalização.
- Educação e conscientização.

Se tem a ver com meio ambiente, tem a ver com cidadania e ações de educação e conscientização precisam acompanhar todo o processo. Educação de operadores de tratamento de efluentes, por exemplo. Tanto na área industrial, como no setor público, o tratamento de efluentes demanda treinamentos específicos que podem fazer toda a diferença no resultado final.






Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Excelente artigo, inteligente e muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, inteligente, informativo e bem escrito.

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa, precisamos de mais investimento e novas ideias para poder proteger o meio ambiente!

    ResponderExcluir