1 de jun. de 2014

Você conhece os termos dos sistemas de gestão?

Não conformidades, documentos, registros e outros termos dos sistemas de gestão precisam ser conhecidos por todas as pessoas de uma empresa que busca ou possui uma certificação como a ISO 9001.

Entender o significado desses termos é uma oportunidade de treinar colaboradores em conceitos que, unidos, formam um sistema de gestão que pode promover muitas melhorias.

Manter esse vocabulário apenas no ambiente estratégico da empresa é desperdiçar a troca de informação necessária entre os vários atores do sistema, principalmente se considerarmos que encontramos muitos desses mesmos termos em legislação de boas práticas, que diferente de normas certificadoras, devem ser cumpridas por empresas de qualquer porte, onde aplicável.



Ensinar os termos dos sistemas de gestão ajuda a esclarecer os detalhes de cada etapa e contribui para um maior envolvimento dos colaboradores. A popularização da norma ISO 22.000 - Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos - na indústria alimentícia, aumentou ainda mais a importância desse conhecimento.  

O Instituto Precisa trabalha o tema segurança alimentar e apresenta um pacote de treinamentos que aborda esse e outros assuntos ligados às boas práticas de produção e manipulação de alimentos. Transforme dúvidas em participação.

Conheça mais: Treinamentos em Segurança Alimentar


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá, Adélia, sou brasileira, mas moro e trabalho em Portugal há muitos anos; sou consultora e auditora na área da Qualidade e autora do Blog I Love Mondays (www.yesmondays.blogspot.com); muito bom este post e o Quiz. Publiquei um post com um Quiz sobre Qualidade no meu blog, e vou postar o link do seu, para identificar a fonte na qual eu me inspirei. Obrigada, continuação de um bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o assunto é qualidade, a troca de ideias e informações contribui sempre. We love Mondays, too.

      Excluir
    2. Obrigada, Adélia. Já explorei o blog da Tresi Ambiental e é realmente, muito bom. Parabéns! I Love Mondays and I love blogs too. Abraços, Mari

      Excluir