Um sistema de gestão de processos, seja baseado em alguma norma certificadora das séries ISO, seja exigido por legislação de Boas Práticas, requer muitos controles nem sempre tão simples de atender. A evidência de treinamento dos colaboradores nas instruções de trabalho, por exemplo, em muitas empresas é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos que usa softwares para esse fim, mas que falha em dois momentos importantes: na hora em que o encarregado do setor precisa ter uma visão geral de quem está treinado em cada instrução e na hora da auditoria. Se apenas um funcionário não tem evidência de treinamento, tenha certeza que será o escolhido na hora da auditoria porque os softwares no RH podem falhar, mas a lei de Murphy não.
Para os trabalhadores que usam computadores no dia a dia, os sistemas de controle de documentos e treinamentos oferecidos no mercado são a solução usada pela maioria das empresas, mas como controlar o treinamento em instruções de trabalho do pessoal da produção? E dos terceiros que entram nos setores produtivos, ou dos mecânicos?
Há vinte anos, em uma reunião de qualidade, um colega sugeriu uma ideia que aplicamos por onde passamos e que é sempre bem aceita: encaminhar, juntamente com cada nova revisão de IT, uma lista de presença de treinamento a ser assinada por todos os envolvidos no assunto. A lista deve ser arquivada junto à IT, na pasta do setor. Em caso de nova versão do documento, nova lista é providenciada. RH mantém as listas antigas e o setor mantém a lista da versão atual. Quando chega um novo funcionário, o encarregado facilmente lhe ensina os procedimentos e providencia assinaturas na lista. Bom para o encarregado, bom para o pessoal da qualidade, bom para o setor de recursos humanos.
Veja um modelo e adapte para sua empresa: Modelo de lista de treinamento para ITs.
Para controles de treinamento online, o Proprofs é uma ótima ferramenta, em inglês, que já encontra concorrente a altura no Brasil: o Pauta Online, desenvolvido em Petrópolis e atendendo a um número cada vez maior de instituições de ensino e empresas.
Post escrito lembrando das criativas soluções de Robson Leandro, um grande Coordenador da Qualidade.
ResponderExcluir