27 de jun. de 2013

Inventários de Carbono - Como fazer?

Os inventários de carbono, já praticados por grandes empresas chegaram para ficar.

No estado do Rio de Janeiro, desde 2011, grandes indústrias recebem formulários de declaração das emissões, onde informam a quantidade de gás carbônico (CO2) emitido em cada unidade, especificando a fonte de energia que movimenta a empresa.

Empresários reunidos do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentaram a publicação Programa de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor que mostra o programa de capacitação de fornecedores de empresas brasileiras para a produção de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE).   A ideia do projeto surgiu a partir de um dado significativo: segundo o Registro Público de Emissões do Brasil, em 2011, 88% das emissões de GEE relatadas pelas empresas em seus inventários vieram de fontes que não são controladas por elas, como, por exemplo, da cadeia de fornecedores.

Para elaborar o relatório, empresas devem acessar o Programa Brasileiro GHG Protocol que promove  oficinas sobre a metodologia contida nas Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Acesse aqui o relatório: Programa de gestão de carbono na Cadeia de Valor

Acesse aqui o: Programa Brasileiro GHG Protocol
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário