Usuários de uma vasta gama de produtos químicos e geradores de resíduos químicos e infectantes, os hospitais brasileiros mostram sua preocupação com o meio ambiente, tanto com o cumprimento da legislação ambiental, quanto com ações voluntárias de gestão ambiental.
Esse é o caso do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), relatório exigido a grandes geradores de GEE, como siderúrgicas, indústrias petroquímicas e aterros sanitários. A organização Hospitais Saudáveis lançou, em abril de 2016, um guia orientativo para que hospitais elaborem seus inventários de emissões de GEE. A publicação é baseada no Programa Brasileiro GHG Protocol e explica de maneira detalhada como elaborar o inventário.
Assim, além da gestão de resíduos e do controle dos recursos hídricos, hospitais começam a relatar suas emissões de gases de efeito estufa, lembrando que mensurar é o primeiro passo para a redução da poluição.
A organização Hospitais Saudáveis apresenta outras atividades de instituições hospitalares ligadas ao meio ambiente e é excelente fonte de ideias para os gestores de meio ambiente que buscam a redução do impacto ambiental de suas atividades.
Para saber mais, visite o site da instituição em: http://www.hospitaissaudaveis.org/