A logística reversa de resíduos foi estabelecida pela Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e contempla a logística reversa de agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Além desses, estão sendo implementados sistemas para logística reversa de medicamentos vencidos, embalagens em geral e resíduos de construção e demolição.
Para a implementação da logística reversa são realizados estudos de viabilidade técnica e financeira, celebração de acordos setoriais, elaboração de legislação específica nas esferas federais, estaduais e municipais.
A logística reversa de resíduos evita o envio de material que pode ser aproveitado em processos produtivos para aterros sanitários e lixões. Seu sucesso depende de ações de educação ambiental. A Tresi Ambiental e parceria com o Instituto Precisa lançou o jogo online Gestão de Resíduos. O jogo fala da logística reversa, da construção de aterros sanitários e nos faz separar os resíduos corretamente em três fases:
- Separar os recicláveis dos não recicláveis.
- Separar os perigosos dos não perigosos.
- Separação final nas 4 categorias: recicláveis perigosos, recicláveis não perigosos, não recicláveis perigosos,
não recicláveis não perigosos.
não recicláveis não perigosos.
O jogo mostra que produtos perigosos como vidros quebrados não são perigosos pelo ponto de vista da gestão de resíduos. Por outro lado, pilhas e celulares velhos, que não são perigosos no manuseio geram resíduos perigosos que precisam ser tratados adequadamente para evitarmos a contaminação do solo e das águas.
Para saber mais, veja no Youtube: https://www.youtube.com/Gestão de Resíduos