6 de jul. de 2015

Registro ou documento? O fim das longas discussões

Em 2015, aguardamos a revisão das normas ISO 9.001 e 14.001 e uma maior harmonia entre elas, conforme prometido pelos grupos de revisão. Uma das mudanças acabará com a acalorada discussão: é registro ou documento? A nova revisão entende que com novas tecnologias de controle e os muitos sistemas de gerenciamento que surgiram a partir das normas chega o momento de tratar documentos e registros como "informação documentada" e ponto final. Mais do que isso, cada empresa terá autonomia para definir quais os procedimentos são necessários para garantir um efetivo controle de processo. Essa alteração beneficiará empresas que passam horas em reunião apenas para diferenciar documentos e registros.

Outros conceitos também mudam, como o da ação preventiva. Que atire a primeira não conformidade o auditor que nunca perdeu tempo em diferenciar correções, de ações corretivas e ações preventivas. Na nova versão, teremos as não conformidades e a reação a elas. Pessoalmente, achei um avanço, mais ação e menos discussão. Mas o que mais gostei da nova revisão, foi a adição de requisito de liderança na ISO 14.001. A nova revisão exige que responsabilidades específicas sejam identificadas para os cargos de liderança que garantam o cumprimento do sistema de gestão ambiental. 

Com a nova revisão, alinhados com sua política, deverão ser apresentados os indicadores de controle de redução de emissões, efluentes e resíduos. A ISO 14.001:2015 se apresenta mais simples, porém não menos exigente no seu maior objetivo: a preservação ambiental.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário