No caminho da sustentabilidade industrial, na área ambiental, empresas têm implementado sistemas de reúso de água, uso mais eficiente de energia, gerenciamento de resíduos sólidos e outras atividades ligadas ao tema.
Para o acompanhamento dessa evolução porém, a identificação de metas e indicadores de desenvolvimento sustentável passa pelo amadurecimento da definição das bases de dados e das metodologias a serem utilizadas.
A CNI - Confederação Nacional das Indústrias - contribui com esse processo com as seguintes iniciativas:
• A articulação com os diferentes setores industriais para a elaboração e qualificação dos inventários socioambientais, para mapear e reduzir os riscos corporativos associados à utilização de recursos naturais e às questões de saúde, segurança do trabalho, meio ambiente e emissões de gases de efeito estufa.
• A promoção do engajamento da indústria nacional na análise de seus padrões de sustentabilidade, a partir de suas cadeias de suprimento, buscando a construção de indicadores e o estabelecimento de metas voluntárias e progressivas.
• A coordenação, a cada quatro anos, de esforços de revisão e análise dos avanços da indústria nacional em direção aos objetivos da produção sustentável.
Em sua publicação A Indústria Brasileira no Caminho da Sustentabilidade apresenta os avanços já alcançados pela indústria nos diversos setores produtivos, da geração de energia à produção de alimentos, este último com 90% de sua matriz energética de fontes renováveis.
Identificar os indicadores de desenvolvimento sustentável do setor industrial é o primeiro passo para o alcance das metas.