8 de jan. de 2015

Como fazer uma instrução de trabalho?



Popularizadas pelas normas ISO, exigidas para as Boas Práticas de Fabricação e outras práticas de gestão, as Instruções de Trabalho servem para padronizar tarefas. Mas, como fazer uma instrução de trabalho?

A resposta merece uma pergunta: para quem é a Instrução de Trabalho? É apenas para fazer bonito com a fiscalização da Vigilância Sanitária? É para mostrar ao cliente que apesar de não ter um sistema ISO implantado a sua empresa está na vanguarda dos procedimentos escritos, ou é para garantir a padronização dos processos e consequente melhoria de resultados?

Em empresas de alimentos, fazemos instruções de trabalho porque é uma exigência legal – RDC 275/2002 – mas se formos inteligentes e criativos vamos tirar o melhor proveito desta exigência. Então repetimos a pergunta: para quem é a Instrução de Trabalho? Para o colaborador que realiza a atividade. Por isso Instruções de Trabalho devem:

  • Ter linguagem simples e objetiva.
  • Ter ilustrações que facilitem seu aprendizado.
  • Estar próximas dos colaboradores.
  • Ser atualizadas em relação à dinâmica do processo.

Instruções de Trabalho, como documentos controlados, devem também obedecer toda a sistemática de controle de documentos: possuir indexação, número e histórico de revisão, além de responsabilidades de elaboração e aprovação. Veja um modelo simples de IT neste blog: Modelo de Instrução.

Quando o assunto é Instrução de Trabalho, não poupe trabalho, trabalhe na Instrução.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário