8 de mar. de 2013

O que é Contabilidade Ambiental?

A contabilidade ambiental, uma especialização da contabilidade tradicional relata o uso dos recursos naturais como fonte de riquezas, registrando e controlando as atividades mensuráveis em moeda, que causem qualquer tipo de dano ao ambiente e as ações destinadas a amenizar ou extinguir tais danos. Esses registros devem ser realizados nas contas contábeis específicas, na data de sua ocorrência, de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade.


Algumas vantagens da contabilidade ambiental são a geração de informações e demonstrativos sobre a eficácia e viabilidade econômica das ações ambientais; a identificação e alocação dos custos ambientais e a possibilidade de mensurar a economia das reduções de gastos com água, energia e outros recursos.


Dentro do tema, um importante conceito que deve ser entendido é o de custo ambiental:

De acordo com o princípio do poluidor-pagador, os custos de degradação ambiental são assumidos pela empresa e não repassados. Por outro lado, os gastos com preservação e recuperação ambiental devem ser relacionados com a atividade produtiva, sendo classificados como custos e imputados à produção.

A publicação de balanço ambiental mostra a atitude da empresa perante a sociedade e, nos dias de hoje, sua importância na vida empresarial já se equipara aos aspectos fiscais e trabalhistas.

Fonte: Súmula Ambiental nº 176 - FIRJAN 





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário