8 de ago. de 2012

O que é Faixa Marginal de Proteção?


Faixas Marginais de Proteção (FMP) são faixas de terra às margens de rios, lagos, lagoas e reservatórios d’água, necessárias à proteção, defesa, conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres. Essas faixas de terra são de domínio público e suas larguras são determinadas em projeção horizontal, considerados os níveis máximos de água (NMA), de acordo com as determinações dos órgãos federais e estaduais (Lei Estadual nº 1.130/87).
A demarcação da FMP é fundamental para proteger os corpos hídricos da ocupação irregular de suas margens. Edificações erguidas nas margens de rios e lagoas estão permanentemente sujeitas a enchentes, provocadas pelo transbordo natural em períodos de chuva e agravadas pela impermeabilização do solo, que impede a drenagem das águas pluviais, o que pode colocar em risco não apenas a qualidade ambiental, como também a vida das pessoas.

Os principais objetivos da demarcação da Faixa Marginal de Proteção são:
  • Assegurar uma área que permita a variação livre dos níveis das águas, em sua elevação ordinária;
  • Garantir a permeabilidade do solo nas margens, a fim de possibilitar a drenagem da água das chuvas e reduzir o volume das cheias, possibilitando ainda o abastecimento dos lençóis freáticos;
  •  Evitar a erosão e o desmoronamento das margens e alterações na profundidade dos corpos hídricos.
Fonte: www.inea.gov.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário