27 de out. de 2015

Conservar ou preservar a natureza - tem diferença?

Na Tresi Ambiental fazemos jogos virtuais sobre meio ambiente em parceria com o Instituto Precisa. Quando fizemos o jogo sobre a campanha contra o desperdício de alimentos, nos baseamos em uma ação do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (PNUMA): Pensar. Comer. Conservar. Diga Não ao Desperdício.

A campanha, por sua vez, havia sido traduzida de "Think. Eat. Save." e a princípio pensamos em "Pensar. Comer. Preservar". Iniciamos assim o projeto até decidirmos manter a tradução do PNUMA, o que nos fez pesquisar a diferença entre os dois termos "preservar" e "conservar" que aparecem como sinônimos nos dicionários.

Quando o assunto é meio ambiente, conservar tem o sentido de usar de maneira sustentável e preservar tem o sentido de manter intocado, por isso as Unidades de Conservação de uso sustentável buscam conservar a natureza com a extração controlada de seus recursos naturais.  Por outro lado, as Unidades de Conservação de proteção integral têm como objetivo preservar a natureza, evitando a interferência humana (ICMBio). Não deveriam se chamar Unidades de Preservação?

Concordamos com a tradução do PNUMA e a campanha se manteve como "Pensar.Comer.Conservar. Diga não ao desperdício." Quer conhecer? Clique aqui: Jogos do Instituto Precisa.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário